quarta-feira, 25 de março de 2009

O Folêgo do Timão











Muito se falou no início desse ano que o Corinthians cometeu um erro ao mandar embora o preparador físico da equipe e contratar um novo profissional na área.

Não que eu esteja questionando o trabalho do ex-funcionário do time do Parque São Jorge – excelente, por sinal, durante a série B em 2008 – mas, o fato é que o time evoluiu na forma física, e os resultados estão claros. O Timão ainda não perdeu na temporada e vem desempenhando um futebol de alto nível do inicio ao fim das partidas.

E para comprovar tal tese, este blogueiro levantou alguns números relacionados aos períodos em que vem sendo marcados os gols da equipe alvinegra. E dos 28 gols corinthianos na temporada, – contando apenas jogos oficiais – 11 saíram nos 15 minutos finais dos jogos, o que equivale a 39,28%. Veja a lista abaixo, com os gols e o tempo de jogo nos quais os mesmos aconteceram:

- 1 aos 15 minutos: 6 gols (21,42 %)
- 16 aos 30 minutos: 0 gols (00,00 %)
- 31 aos 45 minutos: 3 gols (10,71 %)
- 46 aos 60 minutos: 6 gols (21,42 %)
- 61 aos 75 minutos: 2 gols (07,14 %)
- 76 aos 90 minutos: 11 gols (39,28 %)


Tais dados só comprovam o excepcional trabalho que vem sendo desenvolvido pelo brilhante preparador físico Walmir Cruz, e deixam o torcedor corinthiano ainda mais esperançoso em relação ao resto da temporada, pois ainda vem por aí, as finais do Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e um longo Campeonato Brasileiro, e a equipe vai precisar de (muito) fôlego pra suportar a longa maratona.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Clássicos em SP e RJ





















Dois clássicos chamaram a atenção no país na tarde de ontem, comecemos pelo do Pacaembu, onde Corinthians x Santos fizeram um bom jogo, bastante movimentado e com várias chances de gols para ambos os lados. O jogo começou com um Santos escalado de forma ofensiva, com Roni, Kleber Pereira e o jovem Neymar no ataque e Lucio Flavio na armação de jogadas, no entanto quem começou pressionando foi o time da capital, num lance onde o garoto Neymar tentou um passe de calcanhar ainda no campo de defesa e acabou gerando um contra ataque pra finalização errada de Douglas. Minutos depois o mesmo Douglas recebeu a bola pela esquerda e levantou com precisão na área para a testada certeira de Dentinho, 1x0 Corinthians.

A partir daí o time do técnico Mano Menezes se fechou e passou a jogar nos contra ataques proporcionados pela equipe praiana que passou a buscar o empate e abriu espaços para as jogadas de velocidade de Dentinho e Ronaldo – que mesmo acima do peso deu trabalho à defesa santista – contudo a pressão do time da Vila não surtiu efeito e só levou perigo em um chute de Neymar de fora da área que passou a esquerda do goleiro Felipe. No fim das contas, o placar ficou mesmo em 1x0 para o time do Parque São Jorge que chegou aos 33 pontos e ficou a apenas 4 do líder Palmeiras (que tropeçou contra o Guaratinguetá e só empatou em 1x1 no sábado), já o Santos, se complicou na tabela de classificação com essa derrota, e agora figura na sexta colocação com 27 pontos – empatado com o Santo André, porém atrás pelo critério de desempate – e está a 3 pontos da Portuguesa (que venceu o Ituano por 2x0 ontem), quarta colocada.

As notas tristes do clássico paulista ficaram por conta do arbitro Rodrigo Martins Cintra, que errou demais, assinalando impedimentos de forma atrasada – isso porque ele e seus auxiliares contam com fone de ouvido e ainda um sensor que vibra no seu pulso no caso das bandeiras serem levantadas – várias inversões de faltas e no fim do jogo uma lambança total, onde nem mesmo ele soube o que estava marcando. A outra nota triste foi a batalha campal entre uma torcida organizada e a polícia (DE NOVO?!), dessa vez, foi a torcida do Santos que ao fim do jogo foi pra cima de alguns policiais e os agrediu com socos e pontapés, é realmente lamentável continuar a ver essas cenas, e esse é o país que vai sediar a Copa do Mundo em 2014 e que gasta mais de 100 milhões de reais em projetos visando sediar os Jogos Olímpicos de 2016, e que não investe nenhum centavo em segurança e melhoria dos nossos estádios.

Outro clássico que mexeu com o país ontem foi no Maracanã, onde Flamengo x Vasco fizeram o que pode ser o único jogo entre as duas equipes no ano. E que jogo! Mesmo com as trapalhadas do arbitro Luis Antonio Silva Santos que saiu distribuindo cartões a torto e a direita e acabou expulsando 5 jogadores – 3 do lado vascaíno e 2 na equipe rubro negra, além do técnico Cuca – e no fim o time cruzmaltino soube aproveitar melhor os espaços proporcionados devido as expulsões e venceu o jogo por 2x0 – gols de Elton e Jefferson.

EM NOTA: O Galo venceu mais uma pelo campeonato mineiro e contou com o tropeço do Cruzeiro para assumir a ponta da competição, a Raposa apenas empatou com o Rio Branco e aí veio toda aquela ladainha de que jogou com time misto, de que o foco está na Libertadores e blá, blá, blá. Convenhamos, o time misto (que não foi misto coisa nenhuma, apenas o meia Wagner foi poupado) do Cruzeiro é bem melhor que o fraco Rio Branco de Andradas; simplesmente não teve competência pra vencer o jogo e ponto. Parem de usar a Libertadores como desculpa para tropeços nos Estaduais e até mesmo no inicio do Brasileiro, essa história já está enchendo!

sexta-feira, 20 de março de 2009

UEFA Champions League e seus confrontos


Nesta manhã foram sorteados os confrontos da fase de quartas de final - e os respectivos cruzamentos para as semifinais - da UEFA Champions League, e vamos ter belos confrontos na próxima fase.

Sem dúvidas de que o mais aguardado e mais acirrado, será entre o atual vice campeão do torneio, o poderoso Chelsea, e o penta campeão Liverpool, vale ressaltar que as duas equipes fizeram uma das semifinais na temporada passada e o time do então técnico Avram Granth levou a melhor. O duelo de ingleses fica ainda mais atrativo devido a rivalidade criada entre os clubes nos últimos anos e pela briga que os dois estão travando na Premier League e agora também na Liga dos Campeões. O interessante é que no Campeonato Inglês, que é a grande prioridade dos Reds na temporada, o Chelsea aparece na frente na tabela de classificação, e na competição européia, preferência dos Blues, o time da cidade dos Beatles leva um ligeiro favoritismo devido a toda sua tradição na própria competição e em torneios de mata mata em geral.

Outro cotejo interessante será entre o grande favorito Barcelona e o alemão Bayern de Munique, donos dos melhores ataques da competição com 24 gols cada, uma média de 3 gols por jogo, porém, o time de Ribery e cia, leva vantagem se avaliarmos o fator precisão, uma vez que finalizaram 57 vezes contra 59 do time da Catalunha, o que corresponde a uma média de aproveitamento de 0,42 gols por finalização dos Bávaros e de 0,40 para o Barça e seu poderio ofensivo liderado pela dupla Messi e Eto’o.

O atual campeão Manchester United por sua vez, vai enfrentar o Porto, e vai com um amplo favoritismo devido ao fortíssimo plantel do técnico Sir Alex Ferguson, liderado por Cristiano Ronaldo, o líder em finalizações do torneio com 18 tentativas, no entanto, o gajo só balançou as redes em uma oportunidade, e foi justamente no último jogo contra a Internazionale, ou seja, na hora do “pega pra capar” o craque chamou a responsabilidade e só não marcou mais devido a excelente atuação do arqueiro brasileiro Júlio César.

O outro jogo dessa fase será entre Arsenal e Villareal, times que fizeram a semifinal em 2006, mas a fase atual é bem diferente, os Gunners a época liderados pelo goleador Thierry Henry, passam por momento delicado na Premier League e se classificou de forma dramática para essa etapa batendo a Roma nos pênaltis, já o Villareal, já não conta mais com o maestro Riquelme no meio campo como a 3 anos atrás e figura como uma das principais zebras do torneio.

A expectativa é de grandes jogos e emoção até o fim desse excelente campeonato em 27 de maio no estádio Olímpico em Roma, e por fim, vale os palpites antecipados do blogueiro em relação aos jogos das quartas de final:

Villareal x Arsenal – O submarino amarelo vai afundar diante do belo futebol apresentado pelos Gunners, passa o Arsenal.

Manchester United x Porto – Os Dragões não conseguirão segurar o poderoso ataque dos Red Devils, passa o Manchester United.

Liverpool x Chelsea – O “Copeiro” time dos Reds vai mais uma vez comprovar sua força nas copas e vai vingar a temporada passada quando caiu para o mesmo Chelsea, passa o Liverpool.

Barcelona x Bayern München – No duelo dos melhores ataques, vai pesar o talento do trio
(Eto’o, Henry e Messi) catalão, passa o Barcelona.