sexta-feira, 17 de julho de 2009

Há Exatos 15 Anos!

Taffarel, Jorginho, Aldair, Marcio Santos e Branco; Dunga, Mauro Silva, Zinho e Mazinho; Bebeto e Romário.

Esse foi o time liderado pelo técnico Carlos Alberto Parreira que há exatos 15 anos, no estádio Rose Bowl, nos Estados Unidos, empatou por 0x0 com a Itália no tempo normal e na prorrogação, venceu nos pênaltis por 3x2 e levantou o caneco, o quarto da seleção canarinho.

Em uma final emocionante de parte a parte, com os dois melhores jogadores da competição cada um de um lado – Romário e Roberto Baggio – a partida não foi aquele 0x0 chato, pelo contrário, as duas equipes buscaram o gol o tempo inteiro e esse só não saiu por questão de sorte. Nas penalidades, Albertini e Donadoni converteram para a Azurra, enquanto Dunga, Romário e Branco fizeram para o Brasil (Baresi, Massaro, Roberto Baggio e Marcio Santos desperdiçaram, pela Itália e pelo Brasil respectivamente).

Foi a vitória de um grupo unido e muito bem armado pelo ainda professor Parreira, o conjunto era o ponto forte daquele time, que apesar de não ser brilhante tecnicamente, tinha no entrosamento e na vontade de vencer os seus diferenciais. Individualmente, brilhavam dois grandes talentos, que também fizeram a diferença no Mundial, Bebeto e Romário, uma das melhores duplas de ataque já vistas com a amarelinha.

Um time que passou por maus momentos durante as Eliminatórias, mas que na base da raça – e da genialidade de um certo baixinho contra os uruguaios - conseguiu a classificação e cresceu no momento certo. Fez jogos duros no mundial, mas soube se impor e se tornar uma geração campeã. Segue os jogos e o elenco do Brasil naquele Mundial:

Brasil 2x0 Rússia – Romário e Raí.
Brasil 3x0 Camarões – Romário, Marcio Santos e Bebeto.
Suécia 1x1 Brasil – Romário.
EUA 0x1 Brasil – Bebeto.
Holanda 2x3 Brasil – Romário, Bebeto e Branco.
Suécia 0x1 Brasil – Romário.
Brasil 0 (3)x(2) 0 Itália

GOLEIROS: 1. Taffarel; 12. Zetti; 22. Gilmar
LATERAIS: 2. Jorginho; 6. Branco; 14. Cafu; 16. Leonardo
ZAGUEIROS: 3. Ricardo Rocha; 4. Ronaldão; 13. Aldair; 15. Marcio Santos.
MEIO-CAMPISTAS: 5. Mauro Silva; 8. Dunga; 9. Zinho; 10. Raí; 17. Mazinho; 18. Paulo Sérgio.
ATACANTES: 7. Bebeto; 11. Romário; 19. Muller; 20. Ronaldo Fenômeno; 21. Viola.

Esse foi o brilhante esquadrão que nos tirou de uma fila que já durava 24 anos e de quebra desempatou o número de conquistas, uma vez que até o mundial de 1994, Brasil, Itália e Alemanha ostentavam as mesmas três taças.

Hoje, aniversário de 15 anos dessa inesquecível conquista, todos nós brasileiros devemos comemorar e continuar torcendo para que a atual geração possa obter tanto sucesso quanto essa e nos trazer mais um caneco no mundial que está por vir.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Festa Pincharrata


Parabéns Estudiantes!

Mais uma vez o futebol brasileiro se fez vice-campeão sul-americano, temos que reconhecer e admitir a superioridade do Estudiantes, que foi um belo time em ambas as partidas das finais, aqui no Brasil o ufanismo exagerado atrapalha as pessoas a verem o jogo como ele realmente foi, o Cruzeiro não soube se portar como mandante, "achou" um gol logo no começo do segundo tempo e não se preocupou em esfriar o jogo, continuou correndo atrás dos argentinos, o obvio aconteceu, logo o empate, com uma falha tremenda de marcação, o pior veio em seguida, a virada... Com isso o desorganizado Cruzeiro não teve mais forças para tentar achar outro gol, digo "achar" porque o time celeste não ameaçou o goleiro argentino um só segundo.
Parabéns ao Estudiantes que jogou como um devido campeão, e para os "brasileirinhos" de plantão, aprendam a perder e reconhecer a superioridade dos outros, La Brujita Veron jogou como quis e garantiu o tetracampeonato.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Até Onde Vai o Vitória-BA???


O time é novo, está em formação, mas vem conquistando resultados expressivos dentro do Brasileirão e está muito bem colocado na tabela de classificação nesse começo de campeonato.

Mas isso é suficiente pra afirmar que esse time pode brigar pelo título, ou ao menos na Taça Libertadores do próximo ano?

Ainda acho muito cedo pra colocar o Leão da Barra entre os favoritos a tais feitos, principalmente pelo recente histórico do treinador rubro-negro. Lembram-se do Corinthians de 2007 também treinado por Paulo César Carpegiani?

Pra quem não lembra, o time foi todo reformulado após um fiasco no campeonato paulista, foram contratados uma leva de jogadores do Bragantino e o time começou o Brasileiro arrasador, foi colocado entre os favoritos ao título e todos (inclusive eu) acreditaram que aqueles jogadores de nome diferente (Fabio Ferreira, Zelão, Moradei, Heverton, e cia. limitada) dariam certo, no fim das contas – já não mais treinado por Carpegiani e sim por Nelsinho Baptista – o Timão acabou rebaixado.

Não pensem que estou agourando o Vitória, é apenas um alerta ao time, e principalmente à torcida baiana, afinal ainda temos muita água pra rolar nesse campeonato.