terça-feira, 26 de maio de 2009

A BATALHA DO COLISEU.

Está chegando a hora. É amanhã, no Estádio Olímpico, em Roma, a grande final da UEFA Champions League entre Barcelona e Manchester United. E enquanto esperamos a bola rolar, fazemos aqui um levantamento sobre a campanha das duas equipes, e alguns duelos particulares que podem decidir o inolvidável certame. A começar pelos duelos.

OS TÉCNICOS

Do lado do Barça, um técnico novo, que vem fazendo um excelente trabalho, afinal já conquistou a Liga Espanhola e a Copa do Rei, e busca o título que vai de vez colocá-lo no hall dos grandes treinadores. Pelo Manchester, Sir Alex Ferguson, já é mais do que consagrado e não precisa provar mais nada a ninguém, afinal, o manager está a vinte anos no comando do time inglês, sendo que nesses conquistou duas taças da Champions League e onze títulos da Premier League, e nessa temporada, assim como o treinador do Barcelona, já levou dois títulos, o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa.



OS CAPITÃES

Rio Ferdinand e Carles Puyol já são dois personagens marcantes na história dos dois clubes, até por isso carregam com si as faixas de capitães de suas equipes. Por coincidência, ambos são zagueiros e já levantaram o troféu uma vez, Puyol em 2006, Ferdinand em 2008, quem irá levantá-lo pela segunda vez?



AS MURALHAS

Edwin Van Der Sar é um goleiro experiente e que está vivendo talvez a melhor fase de sua carreira, sendo o menos vazado em termos de média de gols sofridos nessa UEFA Champions League (sofreu 6 gols, uma média de 0,5 por jogo). Victor Valdés por sua vez, é um arqueiro que mesmo sendo muitas vezes contestado no Camp Nou, sempre segurou o rojão, e já está a frente do gol da equipe catalã a mais de 4 temporadas.



AS “ENGRENAGENS”

Dois jogadores que poucos notam, são os dois “motores” das equipes, que correm durante o jogo todo, ajudam na marcação e apóiam bem ao ataque, estamos falando de Andrés Iniesta e Park Ji Sung, ambos pouco utilizados até o ano passado. Iniesta ganhou espaço depois da saída de Deco, ocupou a vaga deixada pelo luso-brasileiro e não perdeu mais a posição, já Park, nessa temporada se destacou em especial pela sua vontade e também ganhou um lugar no time de Sir Alex Ferguson.



AS APOSTAS

Thierry Henry, recuperado de lesão, é um jogador experiente e talentoso que não sentirá o peso de um jogo de tamanha importância. Pelo time de Old Trafford, quem pode decidir é o argentino Carlitos Tevez, que mesmo sendo bem menos experiente que o francês, é um jogador de pegada e que já está mais do que acostumado a jogar finais.



OS DESFALQUES

O Barça vai sofrer mais com a falta deles, afinal, Dani Alves e Eric Abidal são titulares absolutos e que não tem substitutos a altura, principalmente o lateral direito, onde provavelmente o zagueiro Puyol será deslocado para fazer aquele setor, e na vaga do lateral esquerdo possivelmente deverá entrar o brasileiro Sylvinho (sem contar que Iniesta e Henry não devem ir a campo com a condição física ideal). No Manchester United, a única ausência será do volante Darren Fletcher, porém os Red Devils contam com um plantel muito forte, e a falta do escocês não será tão sentida; Anderson e Scholes são os maiores favoritos para herdar a vaga deixada.



OS MATADORES

Wayne Rooney e Samuel Eto’o vivem uma temporada fantástica. O inglês segundo muitos é nessa temporada o melhor jogador do United, superando inclusive Ronaldo. O camaronês por sua vez é quem carrega o fardo de ser o homem gol do Barça e mesmo não sendo o artilheiro da equipe na temporada (tem 32 gols contra 37 de Messi) são dos seus pés as expectativas de gols da equipe catalã.



OS ASTROS

E por fim, é claro que vale mais uma vez destacar mais uma vez o duelo entre o atual melhor do mundo Cristiano Ronaldo, e Lionel Messi, o argentino que pode destronar o português no prêmio da FIFA. Os dois serão os donos do jogo, todas as atenções estarão voltadas para eles, e bem provavelmente receberão marcação especial dos adversários, afinal, se não for assim, os dois dão as cartas e decidem o cotejo.



AS CAMPANHAS

BARCELONA: 12 Jogos; 6 Vitórias; 5 Empates; 1 Derrota; 30 Gols Pró; 13 Gols Contra; 17 Gols de Saldo; 63,8 % de Aproveitamento; 83 Finalizações ao gol; 92 Finalizações para fora; 138 Faltas Cometidas; 219 Faltas Sofridas; 21 Cartões Amarelos; 1 Cartão Vermelho; Artilheiro: Messi, 8 Gols; Líder em Assistências: Xavi, 6 Assistências; Quem Mais Finalizou em Gol: Henry, 15 Finalizações; Quem Mais Finalizou para Fora: Dani Alves, 14 Finalizações; Cartão Vermelho: Eric Abidal, 1 Cartão; Cartão Amarelo: Puyol, Abidal, Dani Alves, 3 Cartões cada; Quem Mais Cometeu Faltas: Dani Alves, 30 Faltas; Quem Mais Sofreu Faltas: Iniesta, 31 Faltas Sofridas.

MANCHESTER UNITED: 12 Jogos; 6 Vitórias; 6 Empates; 0 Derrota; 18 Gols Pró; 6 Gols Contra; 12 Gols de Saldo; 66,6 % de Aproveitamento; 87 Finalizações ao gol; 85 Finalizações para fora; 157 Faltas Cometidas; 157 Faltas Sofridas; 11 Cartões Amarelos; 1 Cartão Vermelho; Artilheiro: Berbatov, Cristiano Ronaldo, Rooney, 4 Gols; Líder em Assistências: Giggs, Rooney, 3 Assistências; Quem Mais Finalizou em Gol: Cristiano Ronaldo, 32 Finalizações; Quem Mais Finalizou para Fora: Cristiano Ronaldo, 21 Finalizações; Cartão Vermelho: Darren Fletcher, 1 Cartão; Cartão Amarelo: Tevez, Evra, Rooney, 2 Cartões cada; Quem Mais Cometeu Faltas: Darren Fletcher, 17 Faltas; Quem Mais Sofreu Faltas: Cristiano Ronaldo, 36 Faltas Sofridas.

ESQUEMAS TÁTICOS


5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? É uma formação possível também. Não coloquei todas porque senão o vídeo ficaria muito grande. Não coloquei o Cáceres porque o Guardiola parece não confiar muito nele. Não usou na semifinal. Mas claro que ele pode aparecer.

    Estou colocando no ar o vídeo com a movimentação do Manchester United também. Abraços. Marcelo Costa.

    ResponderExcluir
  2. O Caceres é uma aposta que acredito que o Guardiola vá fazer para não alterar muito a formação que ele vem usando durante toda a temporada e não correr o risco do time perder o padrão de jogo que tem, como foi no jogo contra o Chelsea, onde ele para corrigir o sistema defensivo, alterou todos os demais setores da equipe, mas, como Pep está parecendo o Luxemburgo e até agora não temos nenhuma informação da escalação do Barça, aguardemos até amanhã. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Não acredito muito que Tévez jogue de início. Aposto mais no reforço do meio-campo com Scholes ou Giggs, jogando com Carrick-Scholes/Giggs-Anderson no meio-campo e Ronaldo-Park-Rooney no ataque. No Barça, apenas tiro o Cáceres para incluir o Keita. Isto obviamente tem a ver com a minha previsão sobre o que acontecerá e não com a uma opinião sobre o que deveria suceder. É uma previsão, não uma opinião. De resto, estou a torcer pelo Manchester United e por Cristiano Ronaldo.

    ResponderExcluir
  4. É realmente possível que jogue o Keita ou o Yaya Touré (aí colocaria o Busquets pra fazer a cabeça-de-área) na vaga do Caceres, mas ainda acredito que o Guardiola vá sair jogando com ele, para assim não alterar muito a formação usada pelo Barça durante toda a temporada.

    ResponderExcluir
  5. Un 2 a 0 claro para eñl Barça; el Manchester United, a excepción de los primeros 10 minutos del encuentro, estuvo bastante apático. Sin duda un triplete del Barça que marcará história.
    Saludos

    ResponderExcluir