quinta-feira, 28 de maio de 2009

Visca Barça, Visca Catalunya e Visca el Triplete!!!



O Jogo começou com amplo domínio dos ingleses, um time mais organizado e com Cristiano Ronaldo criando boas chances de gol em chutes de longa distância. Mas esse comando do jogo só durou até os nove minutos, quando Iniesta recebeu a bola no meio campo, foi conduzindo entre os zagueiros e passou para Eto’o, que deu corte seco em Vidic e de bico fuzilou a meta defendida por Van Der Sar, Barcelona 1x0 Manchester United.

O Manchester claramente sentiu o gol, que foi seguido de erros bisonhos cometidos pelos sempre regulares zagueiros ingleses. A partir daí, o Barça ditou o ritmo do jogo, controlando o meio campo e trocando passes naquele setor até o fim do primeiro tempo.

No segundo tempo, a impressão era de que os Red Devils iriam pra cima, principalmente pela alteração feita por Sir Alex Ferguson no intervalo, quando esse tirou Anderson para a entrada de Tevez, no entanto o time inglês esbarrou na tranquilidade e boa postura tática do time de Pep Guardiola, que continuou dando as cartas e cadenciando o jogo, sempre com sua excelente dupla de meias Xavi e Iniesta. Até que aos 25, Xavi recebeu pela direita, levantou a cabeça e com precisão cirúrgica colocou a bola na cabeça de Messi que não perdoou, era o tiro de misericórdia, Barcelona 2x0 Manchester United.



Depois disso, o United não teve mais forças para buscar o empate e o jogo perdeu em emoção.

Devido a grande expectativa criada em torno do cotejo, ficou devendo. Tanto em emoção, quanto em boas jogadas ou várias oportunidades de gol, como era o esperado. E no fim, foi a vitória do futebol ofensivo, do futebol vistoso, como todos nós gostamos de ver, e a tão desejada taça está em ótimas mãos. VISCA BARÇA! VISCA CATALUNYA E VIVA EL TRIPLETE!!!


terça-feira, 26 de maio de 2009

A BATALHA DO COLISEU.

Está chegando a hora. É amanhã, no Estádio Olímpico, em Roma, a grande final da UEFA Champions League entre Barcelona e Manchester United. E enquanto esperamos a bola rolar, fazemos aqui um levantamento sobre a campanha das duas equipes, e alguns duelos particulares que podem decidir o inolvidável certame. A começar pelos duelos.

OS TÉCNICOS

Do lado do Barça, um técnico novo, que vem fazendo um excelente trabalho, afinal já conquistou a Liga Espanhola e a Copa do Rei, e busca o título que vai de vez colocá-lo no hall dos grandes treinadores. Pelo Manchester, Sir Alex Ferguson, já é mais do que consagrado e não precisa provar mais nada a ninguém, afinal, o manager está a vinte anos no comando do time inglês, sendo que nesses conquistou duas taças da Champions League e onze títulos da Premier League, e nessa temporada, assim como o treinador do Barcelona, já levou dois títulos, o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa.



OS CAPITÃES

Rio Ferdinand e Carles Puyol já são dois personagens marcantes na história dos dois clubes, até por isso carregam com si as faixas de capitães de suas equipes. Por coincidência, ambos são zagueiros e já levantaram o troféu uma vez, Puyol em 2006, Ferdinand em 2008, quem irá levantá-lo pela segunda vez?



AS MURALHAS

Edwin Van Der Sar é um goleiro experiente e que está vivendo talvez a melhor fase de sua carreira, sendo o menos vazado em termos de média de gols sofridos nessa UEFA Champions League (sofreu 6 gols, uma média de 0,5 por jogo). Victor Valdés por sua vez, é um arqueiro que mesmo sendo muitas vezes contestado no Camp Nou, sempre segurou o rojão, e já está a frente do gol da equipe catalã a mais de 4 temporadas.



AS “ENGRENAGENS”

Dois jogadores que poucos notam, são os dois “motores” das equipes, que correm durante o jogo todo, ajudam na marcação e apóiam bem ao ataque, estamos falando de Andrés Iniesta e Park Ji Sung, ambos pouco utilizados até o ano passado. Iniesta ganhou espaço depois da saída de Deco, ocupou a vaga deixada pelo luso-brasileiro e não perdeu mais a posição, já Park, nessa temporada se destacou em especial pela sua vontade e também ganhou um lugar no time de Sir Alex Ferguson.



AS APOSTAS

Thierry Henry, recuperado de lesão, é um jogador experiente e talentoso que não sentirá o peso de um jogo de tamanha importância. Pelo time de Old Trafford, quem pode decidir é o argentino Carlitos Tevez, que mesmo sendo bem menos experiente que o francês, é um jogador de pegada e que já está mais do que acostumado a jogar finais.



OS DESFALQUES

O Barça vai sofrer mais com a falta deles, afinal, Dani Alves e Eric Abidal são titulares absolutos e que não tem substitutos a altura, principalmente o lateral direito, onde provavelmente o zagueiro Puyol será deslocado para fazer aquele setor, e na vaga do lateral esquerdo possivelmente deverá entrar o brasileiro Sylvinho (sem contar que Iniesta e Henry não devem ir a campo com a condição física ideal). No Manchester United, a única ausência será do volante Darren Fletcher, porém os Red Devils contam com um plantel muito forte, e a falta do escocês não será tão sentida; Anderson e Scholes são os maiores favoritos para herdar a vaga deixada.



OS MATADORES

Wayne Rooney e Samuel Eto’o vivem uma temporada fantástica. O inglês segundo muitos é nessa temporada o melhor jogador do United, superando inclusive Ronaldo. O camaronês por sua vez é quem carrega o fardo de ser o homem gol do Barça e mesmo não sendo o artilheiro da equipe na temporada (tem 32 gols contra 37 de Messi) são dos seus pés as expectativas de gols da equipe catalã.



OS ASTROS

E por fim, é claro que vale mais uma vez destacar mais uma vez o duelo entre o atual melhor do mundo Cristiano Ronaldo, e Lionel Messi, o argentino que pode destronar o português no prêmio da FIFA. Os dois serão os donos do jogo, todas as atenções estarão voltadas para eles, e bem provavelmente receberão marcação especial dos adversários, afinal, se não for assim, os dois dão as cartas e decidem o cotejo.



AS CAMPANHAS

BARCELONA: 12 Jogos; 6 Vitórias; 5 Empates; 1 Derrota; 30 Gols Pró; 13 Gols Contra; 17 Gols de Saldo; 63,8 % de Aproveitamento; 83 Finalizações ao gol; 92 Finalizações para fora; 138 Faltas Cometidas; 219 Faltas Sofridas; 21 Cartões Amarelos; 1 Cartão Vermelho; Artilheiro: Messi, 8 Gols; Líder em Assistências: Xavi, 6 Assistências; Quem Mais Finalizou em Gol: Henry, 15 Finalizações; Quem Mais Finalizou para Fora: Dani Alves, 14 Finalizações; Cartão Vermelho: Eric Abidal, 1 Cartão; Cartão Amarelo: Puyol, Abidal, Dani Alves, 3 Cartões cada; Quem Mais Cometeu Faltas: Dani Alves, 30 Faltas; Quem Mais Sofreu Faltas: Iniesta, 31 Faltas Sofridas.

MANCHESTER UNITED: 12 Jogos; 6 Vitórias; 6 Empates; 0 Derrota; 18 Gols Pró; 6 Gols Contra; 12 Gols de Saldo; 66,6 % de Aproveitamento; 87 Finalizações ao gol; 85 Finalizações para fora; 157 Faltas Cometidas; 157 Faltas Sofridas; 11 Cartões Amarelos; 1 Cartão Vermelho; Artilheiro: Berbatov, Cristiano Ronaldo, Rooney, 4 Gols; Líder em Assistências: Giggs, Rooney, 3 Assistências; Quem Mais Finalizou em Gol: Cristiano Ronaldo, 32 Finalizações; Quem Mais Finalizou para Fora: Cristiano Ronaldo, 21 Finalizações; Cartão Vermelho: Darren Fletcher, 1 Cartão; Cartão Amarelo: Tevez, Evra, Rooney, 2 Cartões cada; Quem Mais Cometeu Faltas: Darren Fletcher, 17 Faltas; Quem Mais Sofreu Faltas: Cristiano Ronaldo, 36 Faltas Sofridas.

ESQUEMAS TÁTICOS


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Súmula da Rodada.

A rodada começou com três partidas no sábado.

Em Goiânia, o favorito Internacional conseguiu mais uma vitória fora de casa e manteve os 100% de aproveitamento até agora no campeonato. Mesmo jogando com o time reserva, o Colorado suportou a pressão do alviverde goiano e venceu por 1x0, gol de Taison.

No Pacaembu, o Corinthians conseguiu sua primeira vitória no campeonato. Dois dos três gols do jogo foram de zagueiros (2x1 – Jean e Souza pelo Corinthians e Daniel Marques do Barueri), e o atacante Souza finalmente desencantou e voltou a marcar com a camisa corinthiana, novamente de pênalti, o agora camisa 43 abriu o placar para garantir os primeiros 3 pontos do Timão.

E no Mineirão, ainda no primeiro tempo o Cruzeiro fez o placar que o assegurou mais uma vitória, com dois gols de Kleber, a Raposa bateu o Vitória por 2x0.

Já no domingo, no Olímpico, o Grêmio passou pelo Botafogo. O Tricolor com gols de Jonas e Fabio Santos bateu o time de General Severiano por 2x0 e conseguiu sua primeira vitória.

O Santos no Maracanã aplicou a maior goleada da rodada, fez 4x1 sobre o Fluminense, com gols de Molina, Madson e dois de Kleber Pereira pelo Peixe, e Mariano marcou para o Tricolor Carioca. A nota triste do jogo ficou por conta de Eduardo Ratinho, que em uma entrada criminosa por pouco não quebrou a perna do garoto Neymar, que por sinal, após um “gelo” entrou bem no jogo.

Na Arena da Baixada, o Furacão abriu 2x0 sobre o Náutico no primeiro tempo com dois gols de Wallyson. No entanto, no segundo tempo, o Timbu, com gols de Gladstone e Anderson Lessa duas vezes virou o jogo e garantiu mais uma vitória.

Palmeiras e São Paulo fizeram o clássico da rodada, no Palestra Itália. E o destaque da partida vai para os dois goleiros, Marcos e o estreante Denis foram muito bem e garantiram o resultado de 0x0. E mais uma vez, o tricolor paulista foi beneficiado pela arbitragem, um pênalti claro não foi marcado em favor do alviverde, assim como na rodada passada, o São Paulo só não saiu derrotado, devido a intervenção do árbitro do jogo, no caso de ontem, Rodrigo Bragueto.

O Atlético-MG conseguiu o que na minha opinião foi o resultado mais surpreendente do certame desse fim de semana. Conseguiu bater o Sport na Ilha do Retiro e chegou aos sete pontos. Com dois gols de Eder Luis e um de Marcio Araújo, o Galo fez 3x0 no Leão, mas permitiu que o rubro-negro diminuísse com um gol contra de Jonilson e um de Dutra.

Por falar em rubro-negro, o Flamengo também longe de seus domínios, venceu o Santo André no Bruno José Daniel por 2x1, com dois gols de Josiel, Ricardo Conceição marcou para a equipe do ABC.

E para finalizar, na Ressacada, o Avai recebeu o Coritiba e empatou em 2x2 com gols de Muriqui e Ricardinho para o Leão, e Hugo e Marcelinho Paraíba para o Coxa. Foi o terceiro empate do Avai em três jogos, enquanto o alviverde paranaense conseguiu marcar seu primeiro ponto no campeonato.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Erro de Dunga.


Sempre reclamamos que o treinador da Seleção Brasileira não olhava para o futebol brasileiro e que convocava apenas jogadores que atuam fora do país, pois bem, dessa vez Dunga parece ter nos ouvido e resolveu chamar nada mais, nada menos do que cinco atletas que jogam por aqui.

Mas, eu faço a pergunta: SERÁ QUE ELE FEZ O CERTO? SERÁ QUE ERA MESMO A HORA?

Acho que não. Dunga não fez o certo. Essa não era a hora correta do técnico convocar os jogadores do Brasil. Não agora que estamos em reta final de Copa do Brasil e de Taça Libertadores.

Internacional (Kleber e Nilmar), Corinthians (André Santos), Cruzeiro (Ramires) e Grêmio (Victor) estarão desfalcados de jogadores importantes para seus jogos decisivos diante de Coritiba, Vasco, São Paulo e Caracas respectivamente, enquanto jogadores que atuam na Europa estarão de férias.

Apresento aqui bons nomes que atuam no velho continente e que poderiam ser chamados no lugar desses que foram:

- Diego Alves (Almeria); Renan (Valencia) – GOLEIROS.

- Fabio Aurélio (Liverpool); Mawxell (Internazionale) – LATERAL ESQUERDA.

- Denílson (Arsenal) – VOLANTE.

- Grafite (Wolfsburg) – ATACANTE.

Então, na minha opinião, Dunga errou mais uma vez, agora por desmontar os clubes em momento tão importante na temporada tendo outros bons nomes a serem testados.

LIBERTADORES

E ontem pela Libertadores, o gigante Boca Juniors caiu diante do Defensor do Uruguai dentro de La Bombonera ao ser derrotado por 1x0 com gol de Diego de Souza, na ida as duas equipes ficaram no empate por 2x2. Agora o time uruguaio enfrenta outro argentino, o Estudiantes-ARG pela fase quartas-de-final do torneio continental.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Resumo da Semana











As Quartas-de-finais da Copa do Brasil foram eletrizantes. Nós, amantes de futebol, não temos do que reclamar.

Comecemos pelos dois jogos mais chochos da rodada. Na terça-feira, o Coritiba recebeu a Ponte Preta, e mesmo sendo sufocado pela macaca garantiu a vitória no fim com um gol do argentino Ariel. Já na quarta-feira, Vitória e Vasco praticamente “cumpriram tabela”, afinal a vitória do time carioca no primeiro jogo por 4x0 deu uma ampla vantagem e nem mesmo uma grande zebra eliminaria a equipe cruzmaltina.

Se esses dois jogos foram um tanto sem graça, nos outros dois em compensação, sobrou emoção. No Beira-Rio, Inter e Flamengo disputaram a vaga em grande jogo com o Flamengo mais uma vez perdendo várias chances de gol. Num lance totalmente atípico, o lateral Juan (aquele mesmo que brigou por “excesso” de treino) entregou a bola nos pés de Nilmar, o camisa 9 colorado foi no fundo e rolou para Taison abrir o placar. No segundo tempo, o Flamengo foi pra cima buscando o empate, e conseguiu com Emerson. O resultado daria a classificação a equipe rubro-negra, mas aos 44 minutos, Ibson fez falta desnecessária na entrada da área e Andrezinho (cria da Gávea) cobrou com precisão, o Inter estava classificado para pegar o Coritiba.

E no Maracanã, o Fluminense começou o jogo com uma formação mais ofensiva, buscando reverter a vantagem corinthiana, porém, essa formação abriu o jogo, e logo aos 5 minutos Jorge Henrique sofreu falta na entrada da área. Chicão cobrou com a maestria de sempre e colocou o Corinthians na frente, e a vantagem que já era enorme, aumentou novamente aos 16 quando Dentinho deu passe primoroso para Jorge Henrique dar um leve toque (de coxa) por cima de Fernando Henrique, 2x0 para o Corinthians. Fatura liquidada? Não, pois no segundo tempo o time de Mano Menezes se acomodou com o resultado e deu uma cochilada, foi o suficiente para o tricolor acordar e em menos de 5 minutos, Alan e Thiago Neves empataram o jogo e deixaram o torcedor alvinegro com o coração na mão. Mas, no fim, prevaleceu o empate e agora o Corinthians enfrenta o Vasco na semifinal.

Duas notas tristes no jogo do Maracanã ficaram por conta do árbitro Carlos Eugênio Simon, que logo no começo do jogo deu um amarelo para Maycon do Fluminense por simulação, e em seguida, o mesmo Maycon deu uma entrada digna de receber o segundo cartão e Simon pipocou e não deu. Pouco depois o atacante Fred, entrou de forma criminosa no zagueiro corinthiano William, um lance para expulsão, que o gaúcho deu apenas amarelo para o camisa 9 tricolor. A outra nota triste foi justamente o baixo rendimento dos dois camisas 9, tanto Fred, quanto Ronaldo, estiveram bem abaixo do esperado, o atacante tricolor até marcou, mas estava em condição de impedimento, já o Fenômeno deixou a desejar, esteve bem abaixo do que apresentou até agora na temporada e foi substituído por Diego aos 44 do segundo tempo.

Agora é esperar e torcer para que temos novamente duas semifinais tão sensacionais quanto foram os cotejos de ontem.

PS.: Vale lembrar, que também ontem em Istambul, com três gols brasileiros, o Shaktar Donetsk bateu o Werder Bramem (2x1 com gols de Luiz Adriano e Jadson para o Shaktar e Naldo para o Werder) e se sagrou campeão da Campeão da Copa da UEFA, o segundo torneio de clubes mais importante do velho continente.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Eyes on the Prize!


No próximo dia 27, nós fãs de futebol, veremos uma partida épica entre as duas melhores equipes do mundo hoje. Barcelona e Manchester United decidirão a UEFA Champions League em Roma, e é claro que todas as atenções do mundo estarão voltadas para lá, mais especificadamente em dois jogadores: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Esses dois já estão na disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo desde 2007, quando Kaká levou o troféu, com o argentino em segundo e o gajo em terceiro. Já em 2008, Ronaldo foi simplesmente brilhante e com todos os méritos foi eleito o “number one”, Messi mais uma vez ficou em segundo. Porém nessa temporada, “Lio” tem sido brilhante, comanda o melhor ataque da Europa e é apontado como o futuro vencedor do prêmio, mas é claro que essa confirmação vai depender e muito do desempenho do Hermano diante da consistente defesa do United, vale lembrar que Messi apesar de estar jogando muita bola, não fez o que dele se espera contra a também fortíssima defesa do Chelsea e que é a hora dele aparecer. Cristiano Ronaldo por sua vez, até o ano passado muito questionado aqui no Brasil por “pipocar”, não aparecer em jogos decisivos (tudo devido ao pênalti perdido na final da Champions do ano passado diante do Chelsea), esse ano vem calando a boca dos críticos e decidindo. Foi assim nas oitavas de final contra a Inter de Milão, quando o camisa 7 marcou o segundo gol da vitória por 2x0 e selou a classificação, nas quartas, contra o Porto, após o empate em Old Trafford por 2x2, no jogo da volta em Portugal, um petardo do meio da rua disparado pelo luso garantiu os Red Devils nas semi finais, onde mais uma vez ele apareceu, marcando 2 dos 4 gols (os outros foram de O’Shea e Park) que deram a classificação do United a final.

Esse duelo particular, dos dois maiores astros do futebol mundial no momento vai apimentar e muito a decisão, afinal, além do titulo mais importante do cenário interclubes, também estará em jogo o status de melhor jogador do mundo na temporada.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Súmula da Rodada!

No sábado, Atlético-MG e Grêmio (2x1) fizeram um jogo feio, com poucas oportunidades para ambos os lados, e no fim, um pênalti bastante polêmico (na minha opinião, não existiu) decidiu o jogo em favor do Galo.

Em Curitiba, o time da casa poupou parte do time titular contra o Santo André e se deu mal, vitória do time do ABC por 4x2.

E no Maracanã, o Flamengo mais uma vez passou em branco e ficou no 0 contra o Avai. O time da Gávea aguarda ansiosamente pela estréia do Imperador Adriano, pois enquanto depender da dupla “JOSINA” (Josiel + Obina) vai passar por maus bocados.

Já no domingo, comecemos pelo clássico no sul, onde o Inter venceu o Palmeiras (2x0) e mostrou mais uma vez a sua força, apesar de que o alviverde pressionou durante todo o segundo tempo em busca do gol de empate, e só no fim, D’Alessandro deus números finais ao cotejo (no primeiro tempo, Danny Morais abriu o placar).

Na Arena Barueri, pouco mais de duas mil pessoas. Tão ruim quanto o público, foi o jogo, e no fim, o placar mais justo, 0x0.

Na Vila Belmiro, Santos e Goiás fizeram um jogo emocionante, e mais uma vez, como já é de costume nos jogos entre essas equipes, muitos gols, 3x3 e Helio dos Anjos continua invicto na Vila.

O São Paulo recebeu o Atlético-PR no Morumbi, e mais uma vez foi abaixo do esperado do time tri-campeão nacional, esteve perdendo em boa parte da partida e no fim, em lance irregular (novamente) André Lima empatou e garantiu um pontinho suado ao tricolor, 2x2.

No Recife, o Náutico mais uma vez foi algoz do Cruzeiro. 2x0 para o Timbu. E o time celeste começa o campeonato de 2009, como terminou em 2008, sendo uma Raposa dentro de casa e um gatinho indefeso longe de seus domínios.

No Barradão, o Vitória se igualou ao Inter na liderança do campeonato e chegou aos 6 pontos vencendo o Sport pelo placar mínimo. 1x0.

E no Engenhão, Botafogo e Corinthians ficaram no 0x0 em um jogo apático, o Corinthians com o pensamento contra o Fluminense na quarta-feira foi muito mal, já o time da Estrela Solitária mostrou que é extremamente carente de Maicosuel, e que sem o camisa 10 o time não vai muito longe no campeonato.

FUTEBOL EUROPEU

Na Europa como já era esperado, o fim de semana foi de taças. Manchester United, Barcelona e Internazionale garantiram o titulo de forma antecipada. Os Red Devils em um “jogo de compadres” ficou no 0x0 contra o Arsenal, e ficou com o tri. O Barcelona, contou com o tropeço do Real Madrid (derrota de 2x3 para o Villareal) para ser campeão antes mesmo de entrar em campo, e no domingo recebeu do Mallorca o “Pasillo de Honor” e o carimbo nas suas faixas, 2x1 para o time do brasileiro Cleber Santana, autor do segundo gol. A Internazionale assim como o Barça, contou com o tropeço do seu principal seguidor para ficar com o tetra antes mesmo de entrar em campo, no entanto, quando entrou não deixou que o Siena carimbasse as suas faixas, fez 3x0 com Cambiasso, Balotelli e Ibrahimovic e no fim Julio César comemorou com a camisa 10 de Adriano, lembrando que o Imperador fez parte do grupo campeão. Na França, o hepta campeão Lyon complicou o Olympique e deixou o Bordeaux a um empate na próxima rodada para ser campeão, e na Bundesliga, o Wolfsburg ficou também a um empate para conquistar o inédito titulo.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Taça à Vista!


É isso! A rodada desse fim de semana pode ser recheada de títulos nos gramados do velho continente. Na Espanha, o Barcelona pode confirmar o já esperado título, o seu segundo na temporada – e na semana, já que ganhou a Copa do Rei na quarta contra o Athletic Bilbao. A equipe catalã só precisa vencer o Mallorca fora de casa, e pra isso conta com o poderoso ataque de Messi e Eto’o. Mas mesmo com um tropeço o Barça pode ser campeão, desde que o Real Madrid perca para o Villareal no El Madrigal, um resultado não muito surpreendente, uma vez que o Submarino Amarelo ainda luta por uma vaga na próxima edição da UEFA Champions League.

Na Inglaterra, a situação do Manchester United é ainda mais confortável do que a do Barcelona, afinal, os Red Devils jogam em casa e precisando apenas de um empate diante do Arsenal para se sagrar tri campeão inglês. O Liverpool, segundo colocado, vai até West Bromwich enfrentar o time da casa, já rebaixado.

Pelo campeonato italiano, a Internazionale joga por uma vitória em casa contra o Siena para ficar com o Scudetto pelo quarto ano seguido, com três rodadas de antecedência. O segundo colocado Milan enfrenta a Udinese fora de casa, e não deverá ter vida fácil, já que a equipe de Udine, ainda briga por uma vaga na Copa Europa.

Os dois únicos campeonatos (dos principais países), que não vão terminar nesse fim de semana, são o alemão e o francês. Na Bundesliga, se não o melhor campeonato em questão técnica, com certeza o mais disputado, o mais acirrado, pois faltando duas rodadas, pasmem, ainda temos CINCO times na disputa do titulo. Wolfsburg (63 pts) x Hannover, Bayern München (63) x Hoffenheim, Hertha Berlim (62) x Schalke 04, Stuttgart (61) x Energie Cottbus e Hamburgo (58) x Colônia, são os jogos que envolvem as equipes que ainda seguem na briga pela taça. E na França, um aguardado confronto direto na briga pelo título marca a rodada. Olympique (71) x Lyon (64) farão uma grande partida, e um empate tira do time de Juninho Pernambucano a chance de tentar o hepta campeonato. Enquanto os dois se matam, o Bordeaux também com 71 pontos enfrenta o Le Mans em casa, buscando a vitória e torcendo por um tropeço do Olympique, para que possa depender só das próprias forças.

Enfim, a temporada européia vai chegando ao fim, e as taças vão tomando seus destinos, vejamos se alguma define seu endereço nessa rodada.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Resumo da Semana.

A semana foi eletrizante. A começar na terça-feira com o jogo extremamente tenso entre Sport x Palmeiras, onde o clube pernambucano venceu por 1x0 com gol de Wilson, mas perdeu a classificação em seguida nos pênaltis, onde brilhou a estrela do monstro chamado Marcos, o arqueiro alviverde defendeu nada mais, nada menos do que três cobranças dos rubro-negros – Luciano Henrique, Fumagalli e Dutra desperdiçaram. Já pela Copa do Brasil, o Coritiba saiu com um excelente resultado - 2x2 - do Moisés Lucarelli diante da Ponte Preta, e agora joga por um empate sem gols, ou até mesmo por um empate em 1x1, e tem totais chances de assegurar a vaga na próxima semana no Couto Pereira.


Na quarta era dia de Copa do Brasil e de um jogo “chocho” no Olímpico. No sul, o tricolor gaúcho confirmou o que era esperado e venceu novamente o fraco San Martin, dessa vez por 2x0. Já pela Copa do Brasil, o “jogo de abertura” da rodada, foi entre Vasco x Vitória em São Januário, e foi um massacre, 4x0 para o gigante da colina que vai para o Barradão com uma enorme vantagem. Continuando no Rio, Flamengo x Internacional fizeram um jogão, apesar do placar de 0x0, a partida foi recheada de chances pra ambos os lados, com o rubro-negro mandando bolas na trave e forçando o goleiro Lauro a fazer grandes defesas, e já no fim do segundo tempo foi a grande oportunidade colorada, com um petardo no travessão seguida de grande defesa em dois tempos do goleiro Bruno. No Pacaembu, o Corinthians fez dele o que se esperava, começou o jogo a todo o gás, dominou o jogo e acuou o tricolor carioca, criou inúmeras ocasiões, no entanto, esbarrou em um Fernando Henrique em noite inspirada, o goleiro “pó-de-arroz” fechou o gol e não deixou que o alvinegro paulista saísse do cotejo com uma vantagem ainda maior. No fim, o Corinthians venceu pelo placar mínimo e agora joga pelo empate no jogo da volta no Maracanã, ou por derrota de um gol de diferença, desde que faça gol no campo do adversário.


Ufa! Quanto futebol em terras tupiniquins, vamos a Europa.


Lá pelos lados do velho continente, na Inglaterra o Manchester United cumpriu ontem um jogo a menos que tinha a fazer em relação aos demais times, e não decepcionou, enfrentou o Wigan na casa do adversário e venceu de virada por 2x1 com dois golaços, o primeiro de Carlitos Tevez de letra (ou calcanhar, quem definiu por favor me avise como foi) e o segundo de Carrick em um tirambaço de fora da área, sem chances para o goleiro. Agora, os Red Devils abriram seis pontos de vantagem em relação ao Liverpool, seu principal perseguidor, e joga por apenas um pontinho nas próximas duas partidas diante do Arsenal no Old Trafford e do Hull City fora de casa para garantir o tri campeonato. Na Espanha, o Barcelona confirmou o favoritismo e bateu o Athletic Bilbao e conquistou a Copa do Rei, o primeiro dos possíveis três títulos que podem ir parar na Catalunha. Notou que falamos da Europa e citamos apenas Manchester United e Barcelona, nada a ver com a final da Champions League dessa vez, mas não dá pra falar de futebol europeu sem mencionar as duas maiores equipes do momento, aguardemos pelo grande confronto no dia 27 de maio em Roma.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A BATALHA FINAL!


Que sufoco passou os torcedores catalães na noite de ontem em Londres, perdiam o jogo até os 48 do segundo tempo, quando já desacreditados esses mesmos torcedores viram a defesa do Chelsea errar o primeiro desarme nos 180 minutos de jogo e a bola sobrar para ninguém mais ninguém menos que Lionel Messi, o argentino viu Iniesta chegando livre na entrada da área e rolou para o espanhol encher o pé naquela que era a última chance do Barça no jogo, e o chute saiu perfeito, no ângulo, sem chances para Petr Cech, e o Barcelona estava classificado para a grande final da UEFA CHAMPIONS LEAGUE, graças aquele golzinho do “motorzinho” do time. Tá bem vale destacar que o Chelsea teve no mínimo dois pênaltis não marcados durante o jogo, mas o que seria do futebol sem os erros de arbitragens não é mesmo?!

Já na terça-feira, de forma bem mais tranqüila o Manchester United passou pelo Arsenal e também garantiu a sua vaga na final pelo segundo ano seguido. A equipe de Sir Alex Ferguson – que já havia vencido o primeiro jogo em Old Trafford por 1x0 gol de O’ Shea – venceu também o segundo cotejo, dessa vez na casa do adversário, e quem foi ao Emirates Estadium viu um show do melhor do mundo Cristiano Ronaldo. Logo aos 7 minutos de jogo o gajo passou a bola para Park que após falha incrível do jovem Gibbs abriu o placar para o United. 4 minutos depois, o camisa 7 apareceu de novo, dessa vez em cobrança de falta perfeita, que contou ainda com a colaboração do goleiro Almunia. Ali os Red Devils praticamente fecharam o caixão dos Gunners, mal sabiam eles que ainda fariam o terceiro, novamente com Ronaldo, em contra-ataque puxado por ele mesmo e com a participação de Park e Rooney, depois disso o Arsenal diminuiu em cobrança de pênalti de Van Persie, mas a fatura já estava liquidada, 3x1 e Manchester United classificado.

Agora no dia 27 de maio, no Estádio Olímpico de Roma, Barcelona e Manchester United farão o que para muitos – inclusive eu – será o jogo do ano, não só por estarem decidindo o mais charmoso dos torneios interclubes do mundo, mas também pela qualidade técnica e aplicação tática das duas equipes. Dois times que jogam de forma bem parecida, com uma linha de quatro homens atrás, um meio campo que se movimenta bastante e três atacantes extremamente letais, e pra deixar o duelo ainda mais picante, o confronto particular entre os dois melhores jogadores do mundo, de um lado Messi e do outro Cristiano Ronaldo, decidindo quem provavelmente larga na frente na disputa pelo prêmio de melhor do mundo da FIFA.

Alguém se arrisca a dar um palpite para o grande jogo?! Este blogueiro sim. Acredito que o Manchester leva a taça novamente, pois vejo o time inglês mais bem postado no setor defensivo e como vimos no jogo contra o Chelsea, o Barça ainda não aprendeu a jogar diante de fortes marcações, como a que certamente irão sofrer pelos excelentes zagueiros Ferdinand e Vidic e seus laterais O’ Shea e Evra, além de ter um grande poderio ofensivo. E você, em quem você faria suas apostas, Barcelona ou Manchester United? E no duelo particular de melhor do mundo, Messi ou Cristiano Ronaldo? Dêem seus pitacos.